sábado, 14 de novembro de 2009

Decadência – Facetas de uma cultura que se esqueceu de Deus! - Parte II

...Todavia, o meu povo se esqueceu de mim por dias sem conta. v.32 – Jr 2

O Irmão Francis Schaeffer acertadamente afirmou: “Quando a igreja não fala contra os pecados prevalecentes no mundo pós-cristão, não está seguindo o exemplo de Deus dado por meio de Jeremias sobre aquilo que sua mensagem deveria incluir. Religião externa, apostasia, pecados sexuais e mentira – estes também são os assuntos de Jeremias.”

Na pastoral passada falamos que ao esquecermos de Deus podemos prestar culto a mamom, contudo, nesta rápida oportunidade falaremos de um outro altar que podemos cultuar quando esquecemos de Deus, trata-se do altar da falsidade.

Neste altar se cultua o próprio Satanás – foi o próprio Cristo que é a VERDADE quem afirmou: Quando ele (Diabo) profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Jo 8.44. Jeremias também estava profetizando em dias em que o povo de Deus mentia descaradamente. E mentiam contra:

1) Contra o próximo - “ Cada um zomba do seu próximo, e não falam a verdade; ensinam a sua língua a proferir mentiras; cansam-se de praticar a iniqüidade.” Jr 9.5

Enganar era a palavra de ordem naqueles dias, até mesmo os escribas tiveram as penas (os instrumentos de escrita da lei do Senhor) convertidas em mentira.

O Pai da mentira é o Diabo, contudo, a mentira já possui uma família bem grande, as filhas são: a falsidade, a tramóia, a trapaça, a tapeação, a falcatrua e a propina, já os seus filhos são: o suborno e o engano, o engodo, o embuste.

Em nossos dias este altar é muito freqüentado, pois com a mesma intensidade que afirmamos que amamos o próximo, descaradamente se tem mentido contra o próximo. A ganância e o jeitinho brasileiro imperam e o altar da mentira e da falsidade é levantado nos lugares mais improváveis, “porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá a ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade.” Jr. 6.13.

2) Contra o próprio Deus – “ Vivem no meio da falsidade; pela falsidade recusam conhecer-me, diz o SENHOR.” 9.6

Naqueles dias se recusaram a conhecer o SENHOR, pois, se deleitavam na falsidade dos outros deuses. Na verdade conhecer a Deus é conhecer a própria verdade, assim, em uma cultura onde o conhecimento dominante se pauta na mentira, sempre haverá uma tendência em rechaçar tudo aquilo que se coloque como verdade absoluta.

Em nossos dias não é muito diferente, há um jargão que diz: “ ninguém é dono da verdade”, nós precisamos levantar a voz contra a tendência relativista que destrói os pilares da moral e dos bons costumes. Deus é a verdade para a família, Cristo é a verdade para a nossa vida profissional, Deus é a verdade que tanto faz falta para as nossas escolas, Cristo é a verdade que falta para a nossa sociedade. Deus é a verdade que liberta.

Se vivermos na mentira seremos comparados a um cinto de linho apodrecido que não serve para nada.

Que injustiça Deus praticou contra você? Nenhuma! Qual é a razão do seu afastamento?

Pr Manoel Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário