sábado, 9 de janeiro de 2010

E que mais direi ...de Sansão? Hb. 11.32

A Bíblia é fascinante, cada página brota um ensino, seja um ensino de triunfo, seja ensino de derrota. As Escrituras não escondem as facetas desastrosas dos homens, antes, elas as expõem com a intenção de instruir-nos acerca do Deus que mesmo sendo poderoso em glória se relaciona com o ser humano. Ao olharmos para a vida de Sansão encontramos o misto de derrotas e triunfos. O autor aos Hebreus colocou Sansão na galeria dos Heróis da Fé e fez uma pergunta: E que mais direi?....., o que mais diremos acerca da família de Sansão? Juízes 13

1º - Deus não está refém a situação de Pecado de ninguém; v.3 - Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse:....

Israel era escravo dos Filisteus por causa dos pecados nacionais e individuais, o v. 1 - Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o SENHOR.... novamente estava os filhos de Deus em franca desobediência aos decretos do Pai. O resultado desta prática foi a escravidão. Contudo, ao olhar para a família de Sansão vemos que Deus não estava refém, impedido, cerceado, limitado em face dos pecados, antes, o Anjo do Senhor, trazia a mensagem divina para aquela família.

Implicações: 1ª - Pecado conduz a escravidão; 2ª Não há situação política, social e espiritual que impeça o agir de Deus.

2º - Deus consagra os seus antes da concepção; v. 5...porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe;

As vezes sou questionado por meus amigos sobre a doutrina da eleição, e vejo que o maior problema daqueles que não a aceitam reside na dificuldade de acreditar na Soberania Plena do Criador sobre a criação. A história de Sansão aponta para a verdade de que Deus nos conhece antes da própria concepção.

Implicações: 1ª Deus é soberano sobre sua vida; 2º - Você não é obra do acaso ou evolução e etc; 3º - O plano de Deus em nossa vida nasceu na eternidade; 4º - Somos chamados para sermos consagrados!

3º - Os milagres visam libertar aqueles que verdadeiramente são de Deus;

v. 5 - .... porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.

A mãe de Sansão era estéril, assim, o nascimento de Sansão só aconteceria por um ato milagroso. O milagre ocorreu, o menino nasceu, porém, o milagre visou a libertação do povo de Deus. A modernidade evangélica está cada vez mais se tornando escrava dos “milagres”, ou seja, só vão onde estão os “milagres” e sinais. Eu acredito que Deus pode operar o milagre que Ele bem assim entender, contudo, precisamos entender que o maior milagre é o da Salvação em Cristo e que os sinais seguirão os que crêem e não o contrário.

Implicações: 1º - O milagre visa a libertação; 2º - O maior milagre reside em Cristo.

Continua....

Pr Manoel Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário