sábado, 6 de março de 2010

COMO SABER SE ENTENDEMOS A GRAÇA DE DEUS?

A graça é um dos temas mais importantes na cristandade, e muita gente não compreende quais são as evidências de determinam um entendimento claro sobre ela. É possível acharmos que entendemos o que significa, contudo, estarmos diametralmente em confronto ao querer de Deus.

Assim proponho que façamos avaliações:

1º - Avaliar o nosso relacionamento com Cristo Jesus.
v. 4 ...desde que ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus...

A igreja de Colossos estava sendo atacada por judaizantes que insistiam e levar os irmãos a crerem no tradicionalismo e nos velhos rudimentos, como sendo a forma correta de se alcançar o favor de Deus.

Paulo afirma que motivo de ação de Graça é saber que a cada dia mais a fé de alguém estava sendo alicerçada em Cristo Jesus.

Eis aí o nosso grande desafio: Em que a nossa fé está sendo alicerçada?

2º - Avaliar o nosso relacionamento com o próximo.
v.4 ...e do amor que tendes para com todos os santos;

O amor é o vinculo da perfeição, quem não ama não conhece a Deus! O amor é obrigatório para quem entendeu a graça de Deus em sua vida.

Só está ligado ao corpo de Cristo aquele que ama, e que luta pelo pleno desenvolvimento de amor entre os membros do corpo.

Certa feita um pastor pediu: Que aconteça um batismo de amor no coração!

Eis aí nosso grande desafio: Temos amado a nossa: igreja, família, irmãos?

Pr Manoel Leandro

sábado, 20 de fevereiro de 2010

INVESTINDO O SEU TEMPO - PARTE II

Livre-se da tirania do urgente

Nos domingos passados, no espaço devocional da nossa EBD, aprendemos que devemos investir o nosso tempo em: 1º - Nosso relacionamento com Deus e 2º Nosso relacionamento com a família. Deixo claro que, o homem moderno não investe tempo, ele gasta o seu precioso tempo geralmente em coisas não essenciais ou classifica as essenciais sem considerar as demais prioridades.

A recomendação bíblica é: remir o tempo, porque os dias são maus. Efésios 5:16. Existem tantas coisas que classificam como maus os nossos dias que não preciso nem falar, contudo, gostaria de apresentar mais um relacionamento que merece nosso investimento:

3º - Invista tempo no relacionamento consigo mesmo - O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere. Provérbios 11:17

Sejamos sinceros, qual de nós já parou para reservar um minuto para fechar os olhos, respirar profundo, visualizar o interior do nosso ser e ver o que está lá dentro? Não dá tempo! Seria a resposta de muitos.

Gostaria de lhe dizer, precisamos conhecer melhor o manual Daquele que nos criou. Este manual diz que:

3.1 – O homem é feito de barro. Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra...Gn. 2.7 - É preciso considerar a verdade de que não somos de ferro, aço, bronze ou ouro! Somos de barro, em outras palavras somos também de carne e osso!

3.2 – O homem é feito de sentimentos. Deuteronômio 10:16 Circuncidai, pois, o vosso coração.. Dt. 10.16. Aqui aplico o conceito figurado do coração. Não é possível vivermos desprezando a importância de tratarmos das nossas questões emocionais, não podemos afligir os nossos sentimentos com tantas coisas ruins. Precisamos cuidar dos nossos sentimentos!

3.3 – O homem é o templo do Espírito. 1 Cor 6.19. É muito agradável quando você visita uma casa em que os proprietários são zelosos na higiene, não estou falando de casarões, mansões! O nosso corpo que é de barro e tem sentimentos é o local de habitação do Espírito, contudo, não temos investido tempo correto para cuidarmos adequadamente desta habitação.
Não investimos em atividade física, pois a preguiça e a mesquinhez não deixam, contudo, amamos a gordura, a glicose e por aí vai!

Não investimos em boas leituras para tratarmos dos nossos sentimentos, antes, gastamos o nosso tempo com porcarias televisivas “vivendo a vida em tempos modernos”. E vamos assim, esquecendo de nós para cumprirmos a agenda da modernidade.

Lembre-se você não é de ferro!

Pr. Manoel Leandro

sábado, 23 de janeiro de 2010

INVESTINDO O SEU TEMPO

Livres da tirania da urgência

Ao olhar para a realidade moderna o que mais contemplo é a realidade de que as pessoas não investem o tempo adequadamente, a sociedade vive sob a TIRANIA DO URGENTE, não há uma preocupação em se reservar tempo para as coisas essenciais.

Os dias são maus, assim precisamos remir o nosso tempo (Ef. 5.16), mas talvez você me pergunte: Em que investir o meu precioso tempo?

Ao que lhe respondo:

1º - INVISTA TEMPO NO RELACIONAMENTO COM DEUS
v. 36 Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.



Muitos estão sucumbindo na vida espiritual porque não possuem tempo para o relacionamento com Deus.



Talvez você me apresentará inúmeras justificativas para não investir tempo na comunhão com o seu Deus, contudo, você deve lembrar que se Ele não for o primeiro a sua prioridade está invertida.



A oração deveria ser mais freqüente em nossa vida, devemos olhar para o passado e contemplar os exemplos de homens como Daniel, Jó entre outros, de Ana de Samuel, bem como, a Profetisa Ana que investiam tempo em comunhão com Deus. Precisamos reorganizar a nossa agenda urgentemente!

2º - INVISTA TEMPO NO RELACIONAMENTO FAMILIAR

v.5 - Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.



Quando olhamos para a modernidade, fico cada vez mais perplexo, as famílias estão se deteriorando por falta de investimento familiar, as pessoas moram juntas, contudo, são estranhas.



E a Bíblia classifica como sendo pior que um descrente aquele que negligencia a família. Precisamos reorganizar a nossa agenda urgentemente!

Invista seu tempo de maneira sábia!



Pr Manoel Leandro



sábado, 9 de janeiro de 2010

E que mais direi ...de Sansão? Hb. 11.32

A Bíblia é fascinante, cada página brota um ensino, seja um ensino de triunfo, seja ensino de derrota. As Escrituras não escondem as facetas desastrosas dos homens, antes, elas as expõem com a intenção de instruir-nos acerca do Deus que mesmo sendo poderoso em glória se relaciona com o ser humano. Ao olharmos para a vida de Sansão encontramos o misto de derrotas e triunfos. O autor aos Hebreus colocou Sansão na galeria dos Heróis da Fé e fez uma pergunta: E que mais direi?....., o que mais diremos acerca da família de Sansão? Juízes 13

1º - Deus não está refém a situação de Pecado de ninguém; v.3 - Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher e lhe disse:....

Israel era escravo dos Filisteus por causa dos pecados nacionais e individuais, o v. 1 - Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o SENHOR.... novamente estava os filhos de Deus em franca desobediência aos decretos do Pai. O resultado desta prática foi a escravidão. Contudo, ao olhar para a família de Sansão vemos que Deus não estava refém, impedido, cerceado, limitado em face dos pecados, antes, o Anjo do Senhor, trazia a mensagem divina para aquela família.

Implicações: 1ª - Pecado conduz a escravidão; 2ª Não há situação política, social e espiritual que impeça o agir de Deus.

2º - Deus consagra os seus antes da concepção; v. 5...porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe;

As vezes sou questionado por meus amigos sobre a doutrina da eleição, e vejo que o maior problema daqueles que não a aceitam reside na dificuldade de acreditar na Soberania Plena do Criador sobre a criação. A história de Sansão aponta para a verdade de que Deus nos conhece antes da própria concepção.

Implicações: 1ª Deus é soberano sobre sua vida; 2º - Você não é obra do acaso ou evolução e etc; 3º - O plano de Deus em nossa vida nasceu na eternidade; 4º - Somos chamados para sermos consagrados!

3º - Os milagres visam libertar aqueles que verdadeiramente são de Deus;

v. 5 - .... porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.

A mãe de Sansão era estéril, assim, o nascimento de Sansão só aconteceria por um ato milagroso. O milagre ocorreu, o menino nasceu, porém, o milagre visou a libertação do povo de Deus. A modernidade evangélica está cada vez mais se tornando escrava dos “milagres”, ou seja, só vão onde estão os “milagres” e sinais. Eu acredito que Deus pode operar o milagre que Ele bem assim entender, contudo, precisamos entender que o maior milagre é o da Salvação em Cristo e que os sinais seguirão os que crêem e não o contrário.

Implicações: 1º - O milagre visa a libertação; 2º - O maior milagre reside em Cristo.

Continua....

Pr Manoel Leandro