quinta-feira, 30 de abril de 2009

CAMINHOS DA FELICIDADE

Como desfrutar dos manjares do Reino de Deus
“Bem aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos”. Mt 5.6
Continuando a série de sermões “Caminhos da Felicidade” temos sido abençoados por Deus na redescoberta da verdade felicidade.
As pessoas têm buscado satisfação em coisas que as Escrituras chamam “aquilo que não é pão” e por esta razão entram num profundo processo de infelicidade.
Quero dizer para você, amado irmão e leitor que para desfrutar da verdadeira felicidade é necessário viver o Reino de Deus e isso implica ser humilde de espírito, chorar por seus pecados, praticar a mansidão e ter fome e sede de justiça.
Dessa forma, para desfrutar os manjares do Reino de Deus é necessário que você:
1 – Tenha fome e sede da presença de Deus
Êxodo 33.18 – “Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória”.

As pessoas não buscam a felicidade e satisfação que Deus pode dar até que estejam morrendo de fome e sedentos por justiça.
Alguém disse que “ter fome não é suficiente. Preciso estar morrendo de fome para saber o que o coração de Deus reserva para mim. Quando teve fome, o filho pródigo foi comer com os porcos. Mas quando estava morrendo de fome, ele foi para a casa de seu pai
2 – Tenha fome e sede de salvação
Mateus 5.20 – “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarei no reino dos céus”.

O profeta Isaías compara a justiça à salvação na qual você a recebe no momento em que também é salvo.
Quando você e eu deixarmos de confiar em nós mesmos e passarmos a sentir fome de uma salvação que só podemos receber das mãos de Deus, então conheceremos a felicidade e desfrutaremos das bênçãos de Deus.
3 – Tenha fome e sede de santificação
Filipenses 3.14 - “... prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”.

Nunca chegamos a um ponto em que pensamos “chegamos”.
Bem-aventurados aqueles que continuamente têm fome e sede de justiça.
Por fim, qual a conseqüência daquele que tem fome de Deus, fome de salvação e fome de justificação?
4 – Serão fartos
Mateus 5.6 – “..., porque serão fartos”.

Significa que aqueles que são felizes por desejarem ter fome e sede de justiça estarão totalmente satisfeitos.
Buscai primeiro o Reino de Deus (Mt. 6.33), beba da água da vida (Jo 4.14) e alimente-se do pão da vida (Jo 6.35) e assim seremos felizes
Presbítero Renato

sábado, 4 de abril de 2009

Caminhos da Felicidade O Endereço da Disciplina Jó 5.17

Fico feliz pelos efeitos que esta série de mensagens têm produzido no coração dos filhos de Deus. Hoje gostaria de apresentar para o povo de Deus em Canaã mais um endereço obrigatório para se obter a felicidade:
O Endereço da Disciplina – “Bem-aventurado é o homem a quem Deus disciplina; não desprezes, pois, a disciplina do Todo-Poderoso” Jó 5:17 - o que não é disciplinar: espancar, mutilar, realizar assédio moral, denegrir o caráter e personalidade e coisas semelhantes a estas. Disciplinar é promover ao próximo a correção no sentido de fazê-lo seguidor de coisas boas e corretas, ou seja, alinhar, o prumo, a obediência, as boas normas. Trata-se de promover todos os esforços para poder conduzir o indivíduo a praticar e entender aquilo que é certo. Fazendo-o seguir. Hebreus 12 demonstra porque a disciplina conduz à felicidade:
1º - A disciplina trata do problema primário do homem
4 “Ora, na vossa luta contra o pecado, ainda não tendes resistido até ao sangue...”. Note bem, a razão de tanta maldade, violência, morte, desrespeito é a situação interna do próprio homem, verdade é que o meio (ambiente) em que o indivíduo foi criado colabora e muito, contudo, vemos nas Escrituras um exemplo que desmonta a tese do behaviorismo (o indivíduo é produto do meio, resultado dos estímulos): Caim foi alguém que matou o seu próprio irmão, e o ambiente em que ele estava inserido era desprovido das mazelas sociais; Noé foi alguém que viveu em um ambiente muito parecido com os nossos, prostituição, bebedeira e violência, contudo, foi um homem íntegro e reto que achou graça diante de Deus. Porém o próprio Noé, posteriormente amaldiçoou um filho. Precisamos do disciplinar de Deus para o convívio familiar, tratar da nossa vida profissional, sentimental e espiritual.
2º - A disciplina atesta a nossa paternidade
6 “porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”.
A correção de pai a um filho deve sempre ser regada e fundamentada em amor e não corrigi-los fundado no rancor, ódio, ira, vingança, tais atitudes não corrigem, mas sim, deixam traumas.
A Bíblia diz que Deus ama todo filho a quem recebe. Esta afirmação aponta para duas implicações: 1ª - se você está sendo disciplinado por Deus em alguma área de sua vida, louve a Deus, pois quando isto acontece fica evidenciado a nossa filiação, ou seja, Deus é o nosso Pai; 2º - se você está na prática do pecado, andando diametralmente contrário à vontade de Deus, e não está sendo disciplinado pela palavra de Cristo, tome cuidado, pois isto pode apontar para a verdade de que você não é filho de Deus.
3º - A disciplina produz resultados benéficos
11 “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça”. Alguém já disse que fazer isto não é fácil, e é verdade, pois praticar aquilo que as nossas inclinações internas desejam é dolorido, mas quando lembramos do amor de Deus para conosco veremos que o objetivo é sermos encontrado com a Paz e Justificado pelo próprio Deus.
Pr Manoel Leandro